O antissemitismo, expressão de ódio em relação aos judeus, vem crescendo no Brasil nos últimos anos, particularmente na internet. Segundo dados da Confederação Israelita do Brasil, no período de outubro de 2023 a outubro de 2024, houve um aumento de 862% no número de ocorrências de antissemitismo no mundo online.
Nesse contexto, no próximo dia 13 de março, às 19h, acontece de forma gratuita na Unibes Cultural a palestra “Antissemitismo e Desinformação: Combatendo o Ódio na Era Digital”, proferida pelo professor Uriya Shavit, diretor do Instituto Irwin Cotler da Universidade de Tel Aviv, com mediação da Doutora em Ciências da Religião pela PUC-SP, Andrea Kogan. A realização é da StandWithUs Brasil, Unibes Cultural e Ministério da Cultura.
Uriya Shavit é um renomado especialista em estudos islâmicos contemporâneos, autor de diversos livros acadêmicos e infantis que abordam temas como o Oriente Médio e o antissemitismo. Além disso, Shavit tem se dedicado ao estudo do antissemitismo e da desinformação, destacando o aumento dramático desses fenômenos na era digital.
A palestra também abordará a definição de antissemitismo da IHRA (Aliança Internacional para a Memória do Holocausto) adotada a partir de 2016, sua relevância e impactos no Brasil e no mundo, com foco nos aspectos legais, educacionais e sociais de sua adoção. Serão apresentados estudos de caso sobre a aplicação dessa definição no contexto educacional e institucional, além de tendências e estratégias para combater o discurso de ódio e todas as formas de racismo no ambiente digital, um problema global que transcende fronteiras e afeta diversas comunidades.
A classificação indicativa é de 16 anos. Haverá entrega de certificados para os participantes. Para reservar ingressos, basta acessar o link do evento no Sympla.
Deixe um comentário