Entre os dias 11 e 14 de março, a Policlínica Estadual da Região do Entorno – Formosa e a Policlínica Estadual da Região Nordeste – Posse , unidades do Governo de Goiás, participaram de mais uma etapa do Planifica SUS, iniciativa do Sistema Único de Saúde (SUS) que busca aprimorar a organização dos serviços de saúde. O programa tem como principal objetivo fortalecer a integração entre a Atenção Primária à Saúde (APS) e a Atenção Ambulatorial Especializada (AAE), promovendo um atendimento mais eficiente e humanizado.
Durante os quatro dias de evento, a Policlínica de Formosa recebeu equipes da Secretaria de Estado da Saúde (SES) Central e Regional, além de representantes das Policlínicas de Posse e Quirinópolis. A programação contorno com uma sessão de tutorial voltada para implementação do modelo PASA (Planejamento e Acompanhamento da Saúde da Atenção) , destacando práticas inovadoras e estratégias para aprimorar os atendimentos da AAE.
No contexto do ambulatório, as unidades estão implementando o modelo PASA, que aprimora os processos assistenciais e a gestão do cuidado. Essa abordagem busca garantir um fluxo mais organizado e integrado dos pacientes dentro da rede de saúde, permitindo um acompanhamento sistemático e eficaz. O PASA também visa otimizar o acesso dos usuários aos serviços de saúde, garantindo continuidade assistencial e fortalecendo a gestão das principais linhas de cuidado, como hipertensão, diabetes, saúde mental e saúde materno-infantil. Dessa forma, a integração entre APS e AAE possibilita um atendimento mais resolutivo, diminuindo lacunas na assistência e melhorando a qualidade do serviço prestado.
Para Thayse Braga, gerente administrativa da Policlínica de Formosa e tutora do projeto na cidade, a implementação desse projeto tem um impacto significativo na qualidade da saúde oferecida. “A implementação do modelo PASA na unidade na representa um avanço nos serviços de saúde. Com essa integração entre a Atenção Primária e a Atenção Ambulatorial Especializada, conseguimos oferecer um atendimento mais eficiente, garantindo que os pacientes recebam o cuidado necessário de forma contínua e resolutiva, com a humanização que sempre priorizamos”, afirma ela.
A troca de experiências entre os profissionais foi um dos pontos altos de capacitação, permitindo o compartilhamento de soluções para desafios comuns e a disseminação de boas práticas assistenciais. A iniciativa reforça o compromisso do Planifica SUS com a melhoria contínua dos serviços de saúde, garantindo um sistema mais eficiente e centrado no paciente. Com a implementação do modelo PASA e a integração entre APS e AAE, a expectativa é que a Policlínica de Formosa fortaleça ainda mais sua capacidade de oferecer um atendimento de qualidade, beneficiando diretamente a população e contribuindo para um sistema de saúde mais acessível e resolutivo.
Para o tutor do projeto em Formosa e coordenador multidisciplinar da Policlínica de Formosa, Daniel Castro, o evento desempenhou um papel fundamental no fortalecimento da integração da equipe. “A capacitação realizada foi fundamental para fortalecer o trabalho em grupo e alinhar as práticas assistenciais da unidade. O compartilhamento de experiências e a implementação de novas estratégias direcionadas diretamente para a melhoria dos serviços prestados, beneficiando toda a população atendida”, reforçou ele.
O Planifica SUS também terá um impacto significativo em Posse, de acordo com a tutora do projeto e coordenadora de enfermagem da Policlínica, Adrielly Nunes. “O modelo integra a atenção especializada e primária, fortalecendo o compartilhamento do cuidado e garantindo um atendimento mais qualificado, especialmente para gestantes de alto risco”. Ela acrescenta ainda que a iniciativa garante o acompanhamento contínuo desde o pré-natal até o parto, com acolhimento humanizado, redução dos riscos maternos e neonatais, além de otimização de fluxos assistenciais e qualificação dos profissionais de saúde.
Deixe um comentário